domingo, 18 de outubro de 2009

Liberdade

A definição que mais alcança meu sentimento de liberdade foi feita pela Cecília Meireles e diz: "Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." Alguém discorda?
Mas temos tantas ilusões sobre esta palavra. Há quem diga que onde há escolha, há liberdade, no entanto, a vida é preenchida de escolhas diariamente e nem sempre a capacidade de escolher é prerrogativa de liberdade. Diria mais, algumas escolhas na verdade nos afastam cada vez mais dela. Há outros tantos que pensam que a independência de locomoção é liberdade, que nada ter pra fazer é também uma versão de liberdade.
"Quem pensa por si mesmo é livre", já disse o Russo e é bem por aí. Quem é livre, é livre. Como verbo intransitivo. Mas transitando por todos os seres e estares e lugares nunca dantes navegados que só o pensar é capaz de nos levar. Liberdade é não ter pressa de chegar. Caminhar, fitar, ficar. Mudar o rumo, o prumo.... e ter coragem de errar, aprender e errar novamente, nessa série de fenômenos que se sucedem de forma alternada e frenética que chamamos de vida.
É saber rir de si mesmo, ainda que com vergonha, ainda que sem graça. Ser capaz de fazer doces loucuras, subverter convenções, como virar estrelinha na calçada. Sentir absolutos prazeres em singelas coisas, morrer de rir ou de chorar, sair pela rua a cantar, não ter pudor em sentir medo e por ajuda chamar.
Quimeras e vãs são as tentativas de tirá-la do ser que é de fato livre, por mais que se tente, que se tolha, que se inveje. A liberdade pode até ficar à sombra mas sempre sairá atrás do sol, do vento, do movimento.
Livre é aquele que tem coragem de ser quem é e sê-lo sempre, essencialmente quando o mundo te impele ao padrão das distorcidas ilusões. O preço é alto, mas, ainda assim, não se compraz à bem-aventurança que da qual só a liberdade é capaz.
Quando a mente é livre o coração galopa tranquilo e podemos apenas seguir o caminho em paz.

2 comentários:

Rodrigo Borges Barcelos disse...

Parabéns Cintia.. lindo texto !!! Mas não é fácil o caminho de quem é livre... mas como diz aquela canção gaúcha, segue o rumo do teu próprio coração !!
bjsss

Fabrício 20Eyes(ZwanzigAugen) disse...

é irracional não utilizar a espontaneidade animal em nossas vidas humanas.



Teu blog carrega coisas muito positivas e leais. Depois dessa surra de vocabulário e pensamentos bem colocados, vou dormir sorrindo.